Predisposição Racial na Doença Periodontal
A maior parte das pessoas se perguntam porque seus cães tem mais tártaro (cálculo dental) ou mais halitose que o de seus amigos ou conhecidos. Existem muitas explicações para isso. A formação deste cálculo está relacionada com predisposição racial, ph da saliva e estado imunológico do paciente.
Se o animal estiver com estress imunológico é complicado combater a placa bacteriana, gerando gengivite e maior destruição das estruturas periodontais.


Todos os cães devem escovar os dentes diariamente, contudo alguns mesmo com esse cuidado vão apresentar problemas e outros não. Algumas raças ainda são piores que outras mesmo dentro da mesma categoria, podemos usar como exemplo o Yorkshire do grupo dos terriers que é o mais problemático de todos, o Lebrel italiano do grupo dos galgos e o Pastor de shetland do grupo dos pastores. Esses, realmente precisam de acompanhamento periódico.
O importante é sempre visitar o veterinário para avaliar adequadamente a necessidade do tratamento periodontal.
Texto gentilmente desenvolvido pelo Veterinário José Manuel P. Mouriño, da Clinica Veterinária Pet Place, para este BLOG.
Comentários
Postar um comentário