Anestesia geral na Odontologia, porque é necessário?

Você sabe porque os animais precisam da anestesia geral para um procedimento odontológico? Temos várias explicações para isso:

1. Durante o procedimento odontológico,  para a remoção do cálculo dental utilizamos o sonic borden, que possui uma frequência de 20kHz. Esta frequência promove aquecimento do dente e se não houver irrigação com água pode causar processos inflamatórios. A água utilizada durante o procedimento pode ser aspirada se o animal não estiver entubado. A sonda endotraqueal é responsável bloquear a via respiratória e enviar o oxigênio direto para os pulmões.

2. Existem fármacos inalatórios muito utilizados hoje em dia (ex. isofluorano) que garantem a segurança do procedimento e rápida recuperação. Outras drogas injetaveis (ex. propofol) também podem ser utilizadas e são seguras, mas não são muito utilizadas.


3. É impossível realizar o procedimento subgengival (abaixo da gengiva) com sedação. O aspecto final acaba sendo o mesmo, mas o quadro continua evoluindo e retrações gengivais, perdas ósseas e mobilidades dentais podem ser encontradas logo após o tratamento.

   Observe na foto a quantidade de pêlos abaixo da gengiva deste paciente sendo removida com o Sonic Borden. 

Comentários