terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fístula infra-orbitrária

Conhecida também como fístula do "carniceiro" ou fístula do quarto pré-molar, é o trajeto por onde sai (drena) a secreção de uma lesão no ápice dental (abcesso). Pode ser intra ou extra oral, sendo extra mais comum. Identificada por lesões próximas aos olhos. Muitos clientes confundem com lesões de pele ou problemas oftálmicos, mas não é! Podem existir várias causas para o início deste problema, em cães é muito comum por fratura dental, associado a hábitos de roer. Venceslau e Gioso, em 2000 relataram uma prevalencia de 24,3% de fraturas, sendo o quarto pré-molar o dente mais acometido. O tratamento do dente acometido é a forma de solucionar o problema, que pode ser através da exodontia (extração) ou tratamento de canal.


Abaixo estão as fotos da Suzi, uma SRD que veio ao consultório com um aumento de volume em região de face esquerda, seguida de secreção local (Foto 1). Ao avaliarmos a cavidade oral, notamos uma fratura dentária (4o pré molar esquerdo), no RX de crânio haviam áreas de lise óssea. No caso dela optamos pela exodontia. Em 5 dias de pós operatório quase já não havia secreção através da fístula, estava comendo bem e clinicamente sem alterações (Foto 2).

Um comentário:

  1. Olá boa Tarde, meu nome é Euda, eu faço a parte comercial virtual pela Imagin. Gostaria de saber se posso postar algumas de suas matérias em meu blog, claro que sempre colocarei a fonte de origem da matéria. meu e-mail é imaginpetvideo@hotmail.com. Aguardo contato!!!

    Desde já agradeço!!

    Euda M. Moraes

    ResponderExcluir