Reabsorção dentária

A lesão de reabsorção dentária acomete exclusivamente gatos, leva a uma fragilidade dental e predisposição para fraturas, além de desconforto e dor devido a exposição pulpar. Acomete aproximadamente 60% dos animais com mais de 6 anos. Está relacionada a uma super atividade dos odontoclastos (os mesmos responsáveis pela reabsorção dos dentes decíduos).
A etiologia ainda é desconhecida. Vários autores descrevem fatores nutricionais como causa. Outros correlacionam a alterações metabólicas, imunológicas, entre outras. Mas nada ainda comprovado, efetivamente. Um número grande de trabalhos vem sendo desenvolvidos, principalmente nos Estados Unidos, em busca da causa. Enquanto se desconhece a causa, o tratamento é sintomático. Não possuindo formas de prevenir o aparecimento.
O diagnóstico nem sempre é possível durante o exame clínico, geralmente o animal desenvolve uma hiperplasia gengival na tentativa de proteger a lesão, impedindo a visualização. Nestes casos o  diagnóstico é radiográfico (raio-x intra-oral). O único tratamento que pode resolver este tipo de lesão é a exodontia. Restaurações neste caso não são indicadas por não interromper o processo reabsortivo. CLIQUE NOS LINKS ABAIXO:



Comentários